segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alice in Chains apresenta novo álbum no Rock in Rio

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! Celebridades.


Em 1991, era impossível passar pelas estações de rádio de rock e não se deparar com "Man in the Box" na programação. O primeiro hit do Alice in Chains invadiu as paradas musicais com guitarras pesadas, letras depressivas e as melodias vocais intercaladas de Layne Staley e Jerry Cantrell. O sucesso dos álbuns Facelift e Dirt e a chamada "era grunge" proporcionaram a vinda do grupo durante o auge para sua primeira apresentação no Brasil, no Hollywood Rock de 1993. Mas o que mudou de lá para cá?

Não é exagero dizer que o Alice in Chains vive hoje uma "sobrevida". Após o EP Jar of Flies, a banda passou por períodos conturbados. Os problemas com drogas do vocalista Layne Staley tornaram-se cada vez mais frequentes, resultando em vários hiatos na carreira. Após o lançamento de um disco autointitulado e uma apresentação acústica para a MTV em 1996, o futuro do grupo virou uma incógnita e o guitarrista Jerry Cantrell investiu em uma carreira solo, lançando dois discos (Boggy Depot e Degradation Trip). Enquanto isso, Staley resolveu se isolar totalmente de seus companheiros de banda, até que o vício em heroína culminou em morte por overdose no dia 5 de abril de 2002 - exatos 8 anos da morte de Kurt Cobain, do Nirvana (que também segundo os peritos, morreu no dia 5 de abril, mas de 1994). O Alice in Chains parecia ter chegado ao fim, mas em 2005 o grupo retornou timidamente aos palcos com o vocalista William DuVall (da banda Comes With The Fall e depois integrante da banda solo de Cantrell) para algumas apresentações beneficentes.

Mostrando preocupação em fazer jus ao legado da banda, o Alice in Chains só voltou a lançar um disco com novo material em 2009. Black Gives Way to Blue trazia de volta o som característico do grupo, recheado de riffs pesados, vocais sombrios e algumas baladas acústicas. O álbum trazia o single "Check My Brain", que colocou o nome do Alice in Chains de volta aos holofotes. Em 2011, a banda retornou ao Brasil para uma apresentação memorável no SWU Music & Arts Festival.

Passado o luto de Staley e do ex-baixista Mike Starr (encontrado morto em março de 2011, vítima de uma mistura de antidepressivos) e a adaptação à nova formação, o grupo passou a trabalhar em um novo disco. Após um breve descanso forçado - devido a uma cirurgia nos ombros de Cantrell -, o Alice in Chains soltou The Devil Put Dinosaurs Here em maio deste ano. Com letras cheias de referências religiosas e políticas, o álbum aposta em canções longas rechedas de distorção. Mas para quem pretende ver a banda ao vivo na quarta noite do Rock in Rio, o setlist de Cantrell e cia é bem abrangente: o repertório passei por canções mais novas como "Stone", "Hollow" e "Last of My Kind" até clássicos como "Them Bones", We Die Young" e "Would?"

Alice in Chains
Formação da banda: Jerry Cantrell (guitarra e vocais), William DuVall (vocais e guitarra) Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria).
Discografia: Facelift (1990), SAP (1992), Dirt (1992), Jar of Flies (1994), Alice in Chains (1995), MTV Unplugged (1996), Live (2000), Black Gives Way to Blue (2009), The Devil Put Dinosaurs Here (2013).


Nenhum comentário: