sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os grandes clássicos do Domingo Maior

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! TV.

Durante a década de 90, o Domingo Maior foi o programa favorito dos fãs de filmes de ação e aventura. Todo domingo, após o Fantástico, a tela da Rede Globo apresentava produções recheadas de pancadaria e astros durões como Jean-Claude Van Damme, Steven Seagal, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Chuck Norris, Charles Bronson e outros. Mas na entrada dos anos 2000, o Domingo Maior deixou de ser exclusivamente um festival de testosterona e passou a dar espaço também para filmes um pouco mais complexos (como Vicky Cristina Barcelona), de comédia (como Cruzeiro das Loucas), musicais (como Mary Poppins) e produções nacionais (como Carandiru e Cidade de Deus).

Veja abaixo nosso Top 10 de filmes clássicos de ação que já passaram pelo Domingo Maior:


Chuva Negra

Trailer

Nick Conklin (Michael Douglas) e Charlie Vincent (Andy Garcia) são dois detetives da polícia de Nova Iorque que acabam se envolvendo em uma guerra entre membros da Yakuza (a temida máfia japonesa). Ao prenderem um assassino nos Estados Unidos e levá-lo de volta para o Japão, o criminoso escapa e os dois policiais são obrigados a acertar as contas com a Yakuza. Lançado em 1989, o filme trata de temas pouco comuns para o gênero na época em que foi produzido: os motivos que levam um policial a se corromper, a lealdade entre parceiros, o orgulho e a honra - porém com bastante ação e velocidade pelas mãos da direção de Ridley Scott. Além de Michael Douglas e Andy Garcia, Chuva Negra quase contou com mais uma presença ilustre: o ator Jackie Chan. Porém, Chan recusou o papel por não concordar em interpretar um dos bandidos do filme.


Comando Para Matar

Trailer

Arnold Schwarzenegger é John Matrix, um coronel aposentado há dez anos e que mora com a filha, Jenny (Alyssa Milano). Como nem tudo são flores, o sossego de Matrix chega ao fim quando Jenny é sequestrada por Arius (Dan Hedaya), um ex-ditador latino-americano que espera recuperar o poder, e que para isto chantageia Matrix, ordenando-o que mate o atual presidente. Mas John não aceita a manipulação e parte para o resgate da filha contando apenas com a ajuda da aeromoça Cindy (Rae Dawn Chong). Logicamente, vários capangas de Arius aparecem para dificultar a vida do herói, incluindo o mercenário Bennett (Vernon Wells), que mais parece uma versão maléfica (e gorda) do cantor Freddie Mercury. Ao longo do filme, John Matrix mata nada menos que 144 pessoas.


Braddock 1, 2 e 3

Trailer

James Braddock (Chuck Norris) é um oficial americano que passou sete anos como prisioneiro de guerra no Vietnã, foi obrigado a trabalhar como escravo em uma plantação de ópio para um cruel homem chamado Yin (Soon-Tek Oh), foi torturado e conseguiu escapar. Mas como o passatempo preferido dele é se meter em combates e matar muitos vietcongues, Braddock une forças a um antigo amigo do exército, Tucker (M. Emmet Walsh), para voltar ao Vietnã em uma missão para resgatar mais soldados americanos que são mantidos como prisioneiros. No terceiro filme da série, Braddock mais uma vez retorna ao Vietnã porque descobre que sua esposa vietnamita e seu filho ainda estão vivos, e não mortos como ele pensou durante 12 anos. Em sua autobiografia, Chuck Norris disse que aceitou viver Braddock como uma forma de homenagem ao seu irmão mais novo, Wieland, que morreu na Guerra do Vietnã em 1970.


Desejo de Matar 1, 2, 3, 4 e 5

Trailer

Este é sem dúvida o papel mais famoso de Charles Bronson: Paul Kersey é um arquiteto que tem sua vida destroçada quando três marginais invadem seu apartamento, estupram sua filha e matam Joanna, sua mulher. Com sede de vingança, Kersey se arma e decide patrulhar as ruas de Nova Iorque para fazer justiça, eliminando qualquer um que o ameace. Paralelamente, ele é caçado por Frank Ochoa (Vincent Gardenia), um detetive que deseja encontrar o homem que está fazendo o trabalho dos tiras. Bronson voltou a interpretar o impiedoso Kersey também para vingar a morte do amigo Charley (Francis Drake), declarando sua própria guerra pessoal contra gangues, traficantes, e gângsters. Sempre discreto, de poucas palavras e com uma frieza impressionante, o personagem impiedoso e calculista rendeu um verdadeiro sucesso em sua época e invadiram o imaginário dos amantes do cinema policial por quase 20 anos - período em que os cinco filmes da série foram produzidos.


Duro de Matar 1, 2, 3, 4 e 5

Trailer

Depois de dividir a tela com Cybill Sheperd em A Gata e o Rato, Bruce Willis deu um salto de popularidade ao interpretar o detetive nova-iorquino John McClane. No primeiro filme da série Duro de Matar, lançado em 1988, McClane chega a Los Angeles para se encontrar com sua esposa (Bonnie Bedelia). Porém, ao chegar no prédio onde ela trabalha, percebe que o edifício está sendo invadido por um bando de terroristas alemães de araque (o alemão falado pelos bandidos em algumas cenas do filme possui erros gramaticais e em alguns momentos é incompreensível). A performance de Willis como o anti-herói McClane rendeu ainda mais filmes para a franquia: em Duro de Matar 2, o detetive mais uma vez tenta resgatar sua esposa de terroristas, mas desta vez em um avião. No terceiro filme da série, o detetive está separado da mulher, mas isso não o impediu de se meter com mais terroristas: Jeremy Irons faz o papel do irmão de um antigo inimigo de McClane, que busca vingança e começa a colocar bombas em lugares movimentados de Nova Iorque, soltando enigmas que podem evitar as explosões. Depois disso, McClane também combateu hackers e um dos maiores clichês de filmes de ação norte-americano: russos.


O Predador

Trailer

O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro da Guatemala e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. Em meio à missão, o pelotão encontra uma criatura humanóide alienígena que possui armas de tecnologia avançada, como camuflagem quase invisível, e um enorme prazer em caçar e matar outras espécies com requintes de crueldade. Um fato curioso é que o Jean-Claude Van Damme tinha sido a escolha original para interpretar alienígena, por conta de suas habilidades marciais. Mas as reclamações do ator com relação à roupa apertada e o desejo de escalar alguém que se impusesse perante o elenco o fizeram com que o diretor John McTiernan optasse por Kevin Peter Hall - um ator de 2,18 metros que havia interpretado o pé grande no filme Harry, O Hóspede do Barulho. O Predador também rendeu uma continuação (O Predador 2) e dois spin-offs/crossovers (Alien vs. Predador e Alien vs. Predador 2).


Máquina Mortífera 1, 2, 3 e 4

Trailer

Mel Gibson interpreta Martin Riggs, um policial tresloucado que está sempre vivendo no limite (tanto no cumprimento da lei quanto em sua vida pessoal). Em contraponto, Riggs vira parceiro de Roger Murtaugh (Danny Glover), um tira tranquilo e pai de família que espera apenas a sua aposentadoria chegar. As diferenças de temperamento de Riggs e Murtaugh dão um tom humorístico à ação da dupla, seja contra traficantes de drogas, policiais corruptos ou uma quadrilha de falsificadores. Para atuar nas cenas de ação de Máquina Mortífera, Mel Gibson aprendeu três formas de artes marciais: jiu-jitsu, capoeira e o jailhouse rock, uma forma de luta dos escravos americanos.


O Grande Dragão Branco

Trailer

Considerado por muitos a melhor atuação de Jean-Claude Van Damme, O Grande Dragão Branco é um clássico do gênero pancadaria. Van Damme vive o papel de Frank Dux, lutador que passou boa parte da vida sendo treinado por Tanaka (Roy Chiao) para participar do kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Ao iniciar a competição, Frank logo percebe que seu principal adversário será o atual campeão, Chong Li (Belo Yeung), que tem a morte de alguns oponentes no currículo. Frank Dux realmente existe: entre 1975 e 1980, ele participou de 329 lutas, sem ter sido derrotado. O que torna O Grande Dragão Branco ainda mais imperdível é que Dux trabalhou como coordenador das lutas no filme, e seu condicionamento físico era tão rigoroso que o lutador disse que Van Damme não estava na forma adequada para o papel quando foi contratado. Dux formulou um programa de treinamentos de três meses especial para Van Damme, que classificou esse período como "o treinamento mais difícil de sua vida". O filme ainda contou com duas continuações (O Grande Dragão Branco 2, de 1996, e O Grande Dragão Branco 3, de 1999), mas nenhuma delas supera o primeiro capítulo.


Rambo 1, 2, 3 e 4

Trailer

Rambo dispensa apresentações. Não é exagero dizer que uma das primeiras imagens que vem à cabeça quando se fala de filmes de ação é a de Sylvester Stallone com cara de poucos amigos e uma metralhadora nas mãos. Stallone viveu o veterano da Guerra do Vietnã John Rambo pela primeira vez em 1982. Após ser preso injustamente pelo xerife Teasle (Brian Dennehy), Rambo consegue fugir e promove uma guerra não só contra o policial mas contra toda uma cidade, causando pânico e destruição. Rambo deveria morrer no final original do filme, mas sua sobrevivência garantiu que Stallone pudesse repetir a personagem para participar de missões suicidas no sudeste asiático, refugiar-se em um mosteiro budista e ajudar missionários que desejam levar alimentos e remédios às pessoas afetadas pela guerra na Tailândia. Em todas as produções, o número de armas e mortes que passam pelas mãos de Rambo são incontáveis. Em Rambo 4 (por enquanto o último filme da série), são mortas 236 pessoas, com uma média de 2,59 mortes por minuto.


A Força em Alerta 1 e 2

Trailer

Um poderoso navio de guerra que está sendo desativado é vítima de terroristas, que planejam assumir o controle da embarcação. Porém, eles não contavam com a presença de um super agente (Steven Seagal) que está a bordo, disfarçado de cozinheiro. O segundo filme segue a mesma linha da produção inicial, mas desta vez Seagal está a bordo de um trem para fazer uma viagem com sua sobrinha. Mais uma vez, terroristas resolvem entrar no caminho do herói e sequestram o trem, com o intuito de usá-lo como um quartel-general móvel para roubar um satélite de grande poder de destruição. Só que Seagal mais uma vez não dorme em serviço e desmantela toda a operação praticamente sozinho. Com seu famoso rabo de cavalo, Steven Seagal também ficou imortalizado como a imagem do policial durão,de poucas palavras, que atira para matar e não leva desaforo para casa.

Nenhum comentário: