segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Beyoncé encerra a primeira noite do Rock in Rio

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


Uma das mais importantes cantoras da atualidade, Beyoncé encerra a primeira noite do Rock in Rio, no dia 13 de setembro, no Palco Mundo. Em sua segunda passagem pelo país (ela tocou em São Paulo em 2010), a cantora traz sua atual turnê, The Mrs. Carter Show, mostrando seu talento para dançar, cantar, desfilar pelo ar pendurada por cabos de aço e emocionar o público com baladas românticas e hits para a pista.

Beyoncé começou cedo: com 16 anos, formou com Kelly Rowland e Michelle Williams o Destiny's Child. O trio ficou conhecido no final da década de 90 por sucessos como "Say My Name", "Independent Women", "Survivor" e "Bootylicious". Em 2002, o grupo anunciou um hiato e retornou em 2004 para lançar o disco Destiny Fulfilled. Mas essa parada proporcionou que Beyoncé pudesse se lançar definitivamente em carreira solo.

Seguindo seu próprio caminho, Beyoncé cresceu ainda mais. Seu debut como artista solo, Dangerously in Love, estreou em primeiro lugar na parada musical Billboard 200 em junho de 2003, vendendo 317 mil cópias na semana de seu lançamento. O primeiro single do álbum, "Crazy in Love", que contou com a participação do marido rapper Jay-Z, ficou oito semanas consecutivas em primeiro lugar. E o segundo single, "Baby Boy", teve participação do cantor Sean Paul, e permaneceu no primeiro lugar por nove semanas consecutivas.

A cantora deu sequência à carreira com B'Day, emplacando os hits "Déjà Vu" e "Irreplaceable" - e com I Am... Sasha Fierce, que trazia os sucessos "If I Were a Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)". Em janeiro de 2010, Beyoncé anunciou que faria uma pausa em sua carreira, seguindo o conselho da mãe para "viver a vida e voltar a se inspirar novamente". Durante esta pausa, Beyoncé rompeu o contrato com o pai e empresário Mathew Knowles e visitou cidades europeias, a Grande Muralha da China, as pirâmides do Egito, a Austrália, festivais de música ingleses e vários museus.

A popstar retornou em 2011 com o álbum 4, título que traz uma gama de significados: "É o dia do meu aniversário, do aniversário e da minha mãe e vários amigos meus também fazem aniversário nessa data. Além disso, eu me casei no dia 4. Eu tinha outros nomes em mente, mas parece que meus fãs gostaram desse", declarou a cantora à revista Billboard. Também em 2011, durante o MTV Video Music Awards, anunciou sua primeira gravidez. Blue Ivy Carter nasceu em janeiro de 2012 e cerca de cinco meses depois do parto Beyoncé já estava de volta à carreira artística.

Em maio de 2013, ao cancelar um show na Bélgica, a cantora rapidamente despertou especulações de que estaria grávida novamente e cancelaria sua turnê pela América do Sul. Porém, um porta-voz da popstar atribuiu o ocorrido "à desidratação e ao cansaço" e que ela teria sido aconselhada a repousar por um médico. Mas Queen B (como é chamada pelos fãs) voltou as palcos no mesmo mês e seguiu com a turnê The Mrs. Carter Show.

O set list da tour traz músicas antigas do repertório do Destiny's Child, como "Survivor", até hits mais novos, como "Love On Top" e a nova "Grown Woman", que fará parte de seu próximo disco, que está em processo de gravação e deve ser lançado ainda este ano.


Recordista no Grammy

Beyoncé detém a marca de ser a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição do Grammy Awards. Em 2010, ela venceu seis das dez categorias em que estava concorrendo. Além dela, as únicas cantoras que ganharam cinco Grammys em apenas uma edição da premiação foram Lauryn Hill em 1999, Alicia Keys em 2002, Norah Jones em 2003 e Amy Winehouse em 2008. Ao todo, ela já ganhou ao longo de sua carreira 16 Grammys (13 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child).



Formação da banda: The Sugar Mamas: Bibi McGill (diretora musical, guitarra), Crystal "Crissy" Collins, Montina Cooper e Tiffany Moníque (vocalistas de apoio), Kat Rodriguez (saxofone), Rie Tsuji (assistente de diretora musical e teclados), Crystal J Torres (trompete)
Discografia: Dangerously in Love (2003), B'Day (2006), I Am... Sasha Fierce (2008), 4 (2011)


A curiosidade:
Beyoncé se tornou a artista que mais vendeu música durante a década passada nos Estados Unidos, seguida de perto por Michael Jackson e pelo grupo The Eagles, segundo a Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA, na sigla em inglês). A cantora obteve no total 64 certificações de ouro e platina pela comercialização de discos, músicas, videoclipes, toques para telefones celulares e downloads legais pela internet entre 2000 e 2009. Atrás de Beyoncé, ficaram os Eagles, que conseguiram 48 certificações, enquanto Michael Jackson ficou com o terceiro lugar, com 44.

Nenhum comentário: