segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Iron Maiden volta ao Brasil com remake de turnê dos anos 80

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


Um show do Iron Maiden no Brasil já não é novidade; a apresentação no Rock in Rio será a décima vez que o grupo inglês passa pelo país. Mas nem por isso o espetáculo de Bruce Dickinson, Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Janick Gers e Nicko McBrain deixa de ser imperdível. A Maiden England World Tour é uma espécie de remake do home video que retratava a turnê original que o grupo realizou em 1988, enquanto promovia o álbum Seventh Son of a Seventh Son - considerado por muitos fãs como o fim da fase de ouro da banda.

Um dos principais grupos do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), a banda inspirou seu nome de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas. Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis discos ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, com mais de 100 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

A estreia do Iron Maiden nos palcos do Brasil foi justamente na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Na época, o grupo seguia com a turnê World Slavery, promovendo o clássico disco Powerslave. A ligação do Maiden com o festival foi reestabelecida na edição do Rock in Rio 2001, pouco depois que Bruce Dickinson e Adrian Smith retornaram à banda. A performance da banda foi documentada em um DVD oficial, e desde então o Iron Maiden vem ao Brasil com frequência, levando suas turnês às principais arenas e estádios do país inteiro, de Belém a Porto Alegre, de Recife a Manaus e várias outras cidades, incluindo quatro shows esgotados em São Paulo.

E agora a apresentação do grupo no Palco Mundo no dia 22 de setembro pretende recriar o repertório do show lançado em VHS em 1988 e que está sendo relançado este ano. O plano é levar para o Rio uma estrutura enorme de iluminação, palco, várias encarnações do mascote Eddie, um espetáculo pirotécnico e outras surpresas para os fãs. No setlist, não devem faltar clássicos como "The Number of The Beast", "The Trooper" e "Wasted Years", assim como canções do álbum Seventh Son of a Seventh Son, há muito tempo ausentes do repertório das últimas excursões da banda.

Iron Maiden
Formação da banda: Bruce Dickinson (vocais), Steve Harris (baixo), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria).

Discografia: Iron Maiden (1980), Killers (1981), The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983), Powerslave (1984), Somewhere in Time (1986), Seventh Son of a Seventh Son (1988),
No Prayer for the Dying (1990), Fear of the Dark (1992), The X Factor (1995), Virtual XI (1998), Brave New World (2000), Dance of Death (2003), A Matter of Life and Death (2006), The Final Frontier (2010).



A curiosidade:
A primeira passagem do Iron Maiden pelo Rock in Rio teve algumas peculiaridades - para não dizer pequenos desastres. Durante a canção "Revelations" - a única na qual Bruce Dickinson toca guitarra -, visivelmente empolgado, o vocalista bateu o braço do instrumento contra o rosto, cortando o supercílio e fazendo com que sangue comece a escorrer pelo rosto. Alheios ao que estava acontecendo, o resto da banda não parou de tocar a música porque Dickinson continuou cantando como se o problema não fosse com ele. Naquela noite, cerca de 200 mil pessoas lotavam o lugar.

Nenhum comentário: