segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Justin Timberlake traz banda com 15 músicos ao palco principal do Rock in Rio

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


"Justin Timberlake no Rock in Rio? Mas Justin Timberlake é rock?" As frases podem relatar o pensamento dos puristas que ainda associam o festival à primeira edição realizada em 1985, que contou com bandas como Queen, AC/DC, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Mas a verdade é que se o que interessa no Rock in Rio é o espetáculo, Justin sabe como fazê-lo, e bem. Tanto é que o cantor montou uma banda de apoio com nada mais, nada menos que 15 músicos para fechar a terceira noite do festival no Palco Mundo, no dia 15 de setembro.

Considerado um Rei Midas moderno, Justin já contabiliza seis prêmios Grammy e um Emmy, além de sete Video Music Awards, da MTV americana, e cinco Europe Music Awards, da MTV europeia. Timberlake é detentor de um recorde: desde Michael Jackson, com Dangerous (1991), ele é o primeiro cantor a emplacar, com apenas um álbum, seis hits no top 20 da Billboard. Justin, além de empresário, é dono da gravadora Tennman Records, tem ainda uma linha de roupas chamada William Rast e os restaurantes Destino e Southern Hospitality.

Justin Randall Timberlake nasceu em 31 de janeiro de 1981 em Memphis, Tennessee. Timberlake começou a cantar na igreja batista na qual seu pai era diretor do coral. Em 1992, ele participou de uma competição chamada "Star Search" cantando música country e não ganhou, mas sua participação o garantiu um lugar no elenco do programa Clube do Mickey, contracenando com Britney Spears - com quem depois namorou por um longo período - Christina Aguilera e JC Chasez, seu futuro companheiro de 'N Sync. Ele participou da atração até seu cancelamento, em 1995.

Em seguida, aos 14 anos, Timberlake se juntou a boy band, 'N Sync. O álbum de estreia do grupo ganhou 10 discos de platina nos Estados Unidos, e o seguinte, No Strings Attached, virou platina 11 vezes. No Strings Attached também bateu o recorde de disco mais vendido em uma semana nos EUA, com cerca de 2,4 milhões de cópias.

Em 2002, o 'N Sync anunciou que entraria em hiato, e em novembro do mesmo ano, Timberlake lançou seu primeiro disco solo, Justified. O registro vendeu mais de 400 mil cópias na semana de lançamento. Ao todo, Justified já vendeu mais de nove milhões de cópias e obteve três indicações ao Grammy, incluindo álbum do ano. Três singles entraram para as paradas da Billboard: "Like I Love You", "Cry Me a River", e "Rock Your Body". A partir daí, Timberlake saiu em turnê com Christina Aguilera em 2003.
Depois de protagonizar uma célebre aparição no intervalo do Super Bowl de 2004 com Janet Jackson, Timberlake lançou seu disco mais famoso até então, FutureSex/LoveSounds, em 2006. O álbum trazia os singles "SexyBack", "My Love" e "What Goes Around... Comes Around". "Sexyback" ficou no top 5 das paradas de 15 países. Em 2007, Timberlake figurou entre as 100 Pessoas Mais Influentes da revista Time.

Depois de completar as datas da turnê FutureSex/LoveShow no final daquele ano, Timberlake voltou suas atenções à carreira de ator. Em 2010 Justin Timberlake teve um papel bastante importante em um dos filmes mais comentados do ano. Em A Rede Social ele é Sean Parker, co-fundador do Napster e um conselheiro informal que acaba sendo incorporado ao Facebook. O verdadeiro Parker disse que o filme é um completo trabalho de ficção e que gostaria que ele fosse como o personagem interpretado por Justin.

Timberlake fez mais dois filmes no ano seguinte: Amizade Colorida (formando par romântico com Mila Kunis) e Professora Sem Classe (contracenando com sua ex-namorada, Cameron Diaz). Ainda em 2011 ele atuou em um filme de ficção científica: O Preço do Amanhã. Timberlake também fez aparições no humorístico Saturday Night Live em 2009 e 2011, ganhando três prêmios Emmy pelas participações.

Mas Timberlake fez cinema não apenas na frente das câmeras: em 2012, o artista foi responsável pela voz do personagem Catatau em Zé Colmeia - O Filme. No mesmo ano, ele casou-se com a atriz Jessica Biel.

Em janeiro de 2013, Timberlake voltou à carreira musical, lançando seu primeiro single após sete anos sem novidades musicais: "Suit & Tie", com participação do rapper e produtor milionário Jay-Z. A canção se tornou a música mais tocada na história da Billboard Pop em sua primeira semana - bem à frente do resultado anterior, de Lady Gaga, com "Born This Way"- e é recorde de downloads no iTunes.

Depois do sucesso de "Suit & Tie" Justin revelou que já estava trabalhando em um novo álbum desde junho do ano anterior. O novo disco de Timberlake, The 20/20 Experience, foi lançado em março e uma segunda parte do material seria lançada ainda em setembro. Ele e Jay-Z anunciaram uma turnê norte-americana chamada Legends of the Summer, passando por estádios em julho e agosto. Mais tarde, Justin também anunciou uma turnê solo mundial, e é esta tour que passará pelo Rock in Rio.

Justin Timberlake
Formação da banda The Tennessee Kids (músicos fixos): Adam Blackstone (diretor musical e baixo), Elliott Ives e Mike Scott (guitarras) e Brian Frasier (bateria).

Discografia: Justified (2002), FutureSex/LoveSounds (2006), The 20/20 Experience (2013), The 20/20 Experience: 2 of 2 (2013)



A curiosidade:
Justin Timberlake compôs "Rock Your Body" com Pharrell Williams e Chad Hugo (que fazem parte do The Neptunes e do N.E.R.D.) especialmente para Michael Jackson. Mas conflitos de agenda impediram que o trio se encontrasse para que a canção fosse apresentada ao astro. Justin então entrou em estúdio, e fez de "Rock Your Body" seu terceiro single de sucesso do álbum Justified.

Nenhum comentário: