segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Metallica retorna ao Rock in Rio em noite dedicada ao metal

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


Uma das bandas mais influentes e populares de todos os tempos, o Metallica tocará pela segunda vez consecutiva na edição brasileira do Rock in Rio. Eles sobem ao Palco Mundo no dia 19 de setembro, quarta noite do festival, que é dedicada inteiramente ao metal.

Formada em 1981 em Los Angeles, Califórnia, a banda surgiu após James Hetfield responder a um anúncio que o baterista Lars Ulrich colocou em um jornal local. Antes de chegar à sua formação atual, o grupo contou com o guitarrista Dave Mustaine (que mais tarde fundou outra banda importante do metal, o Megadeth) e o baixista Ron McGovney. Com a demissão de Mustaine e McGovney, Kirk Hammet e Cliff Burton assumiram a guitarra e o baixo, respectivamente. Esta formação lançou os álbuns Kill 'Em All, Ride the Lightning e Master of Puppets, considerados clássicos do thrash metal. Porém, um acidente com o ônibus da banda em 1986 causou a morte de Burton.

Dois anos depois, o Metallica retornou com um novo baixista, Jason Newsted, e o disco ...And Justice for All. O álbum apontou uma mudança no direcionamento do grupo, incluindo a gravação de seu primeiro videoclipe, "One", gerando interesse na MTV. Mas o só foi alcançar o sucesso mundial com o lançamento do disco auto-intitulado (o chamado Black Album), em 1991. Com as faixas "Nothing Else Matters", "Enter Sandman", "Sad But True" e "The Unforgiven" em alta rotação na MTV e nas rádios de rock, o Metallica atingiu o topo da Billboard e passou a tocar para públicos cada vez maiores.

Em 1996 o Metallica criou polêmica no mundo metaleiro, ao retornar com os cabelos curtos e um som bem mais polido no álbum Load. Apesar da reação adversa da maioria dos fãs, Load ficou quatro semanas consecutivas no topo da parada da Billboard. A banda seguiu em frente e lançou o trabalho ReLoad em 1997, sem repetir o sucesso do disco anterior.

Em 2003, Newsted deixou a banda por diferenças musicais e Robert Trujillo (ex-Suicidal Tendencies e músico de apoio de Ozzy Osbourne) assumiu as quatro cordas. Com esta formação, o Metallica lançou mais dois álbuns: St. Anger e Death Magnetic.

O Metallica é a banda mais bem sucedida comercialmente de todos os tempos do metal, com mais de 140 milhões de registros vendidos em todo o mundo, incluindo 69 milhões apenas nos Estados Unidos. A banda já ganhou nove Grammy Awards, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e teve cinco álbuns consecutivos em primeiro lugar na Billboard 200. O Black Album já vendeu mais de 28 milhões de cópias mundialmente.

Atualmente o Metallica vem trabalhando em seu decimo álbum de estúdio, que tem lançamento previsto para início de 2014. As apresentações do quarteto devem ser recheadas de músicas conhecidas dos fãs, já que eles não lançam um disco de inéditas desde 2008. Por cerca de duas horas, o Metallica, deve apresentar na quarta noite do Rock in Rio um repertório de grandes sucessos, dosando canções pesadas e sujas como "Creeping Death", "Fuel" e "Master Of Puppets", com baladas melódicas como "Fade To Black".

Metallica
Formação da banda: James Hetfield (vocais, guitarra), Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e Robert Trujillo (baixo).
Discografia: Kill 'Em All (1983), Ride the Lightning (1984), Master of Puppets (1986), ...And Justice for All (1988), Metallica (1991), Load (1996), ReLoad (1997), St. Anger (2003), Death Magnetic (2008).



A curiosidade:
Durante a apresentação da banda na edição anterior do Rock in Rio, Kirk Hammet citou "Samba de Uma Nota Só", de Tom Jobim, durante um solo improvisado de guitarra. O guitarrista é fã declarado de bossa nova.

Nenhum comentário: