quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Korn traz novo disco para o Monsters of Rock

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


Considerados pioneiros do gênero nu metal, a banda americana Korn volta aos palcos brasileiros neste sábado, dia 19, no festival Monsters of Rock. O grupo traz na bagagem duas novidades: o disco The Paradigm Shift, lançado no dia 8 deste mês, e o retorno do guitarrista Brian "Head" Welch - que deixou a banda em 2005, depois de se converter ao cristianismo.

Formado em Bakersfield, na Califórnia, o Korn surgiu em 1993, quando o guitarrista James Munky Shaffer e Head convidaram Jonathan Davis para ser o vocalista da Creep, banda que mantinham com o baterista David Silveria e o baixista Fieldy. Segundo o grupo, Davis não estava certo sobre a decisão de entrar para o grupo e consultou uma cartomante. Após ouvir que ele "estaria sendo estúpido se não aceitasse", Jonathan disse sim ao convite.

O primeiro disco, auto-intitulado, veio em 1994. Fazendo uma mistura de heavy metal e rapcore que era inédita nas grandes rádios até então, a banda destacava-se pelo uso de guitarras de sete cordas (ao invés das tradicionais, com seis), dando uma tonalidade mais grave às canções com baixas afinações e a abordagem percussiva do baixo. O grupo também é o grande culpado pela ascensão de outra banda presente no line-up do Monsters of Rock: o Limp Bizkit. Apadrinhando a banda de Fred Durst, o Korn foi o responsável por disseminar o chamado nu metal mundialmente, fazendo com que o estilo um se tornasse uma das ramificações do rock mais difundidas no final dos anos 90 e início do século XXI.

Life is Peachy, o segundo álbum, foi lançado em 1996. O disco foi um sucesso e chegou ao terceiro lugar nas listas de vendas nos Estados Unidos, atingindo ainda assim a dupla platina, impulsionado pelos singles "A.D.I.D.A.S.", "Good God" e "No Place to Hide". Mas foi somente em 1998, com Follow the Leader, que o Korn atingiu seu auge de popularidade. "Got the Life" tornou-se um dos grandes hits de 1998 e 1999 nas rádios norte-americanas e "Freak on a Leash" ganhou diversos prêmios por conta de seu videoclipe (pioneiro na apresentação do efeito bullet time, popularizado posteriormente no filme Matrix) e a animação assinada por Todd McFarlane, criador do personagem de quadrinhos Spawn.

O sucesso de Follow the Leader foi precedido por Issues, em 1999, que trouxe mais um grande hit: "Falling Away From Me". Porém, os singles subsequentes não conseguiram a mesma exposição que os anteriores. O mesmo aconteceu com os discos Untouchables (2002) e Take a Look in the Mirror (2003). A queda na popularidade do Korn deve-se em parte à perda de interesse do mainstream no formato nu metal, já desgastado e até ridicularizado pela mídia musical.

Além da saída de Head, o Korn também amargou a debandada do baterista David Silveria, logo após o lançamento do disco See You on the Other Side. Apesar do novo álbum registrar vendas melhores que seu antecessor e resenhas favoráveis por parte dos críticos, somente o single "Twisted Transistor" chamou atenção na MTV. Após a confirmação de Ray Luzier como o novo baterista fixo do grupo, o grupo lançou mais três discos - Untitled, Korn III: Remember Who You Are e The Path of Totality.


Korn no Brasil

Esta é a quarta passagem da banda pelo Brasil; a primeira foi em março de 2002, divulgando o álbum Issues em uma turnê pela América Latina, passando por dois shows em São Paulo. Seis anos depois, o grupo voltou fazendo parte da turnê de Ozzy Osbourne, que também teve a participação do Black Label Society como bandas de abertura. Nesta turnê, as três bandas tocaram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em abril de 2010, o Korn fez um único show no Brasil, em São Paulo.

The Paradigm Shift é o primeiro trabalho do grupo desde The Path of Totality, de 2011. É também o primeiro disco com Head desde Take a Look in the Mirror, de 2003. No palco do Monsters of Rock, o Korn deve apresentar favoritas dos fãs, como "Blind", "Twist", "Falling Away From Me", "Got The Life" e "Freak On a Leash", além de canções novas, como "Love & Meth", "Never Never" e "Prey For Me".



Korn
Formação da banda: Jonathan Davis (vocais), James "Munky" Shaffer (guitarra, backing vocais), Brian "Head" Welch (guitarra, backing vocais), Reginald "Fieldy" Arvizu (baixo), Ray Luzier (bateria).
Discografia: Korn (1994), Life Is Peachy (1996), Follow the Leader (1998), Issues (1999), Untouchables (2002), Take a Look in the Mirror (2003), See You on the Other Side (2005), Untitled album (2007), Korn III: Remember Who You Are (2010), The Path of Totality (2011), The Paradigm Shift (2013).

Curiosidade:
Aos 16 anos, Jonathan Davis se tornou assistente de médico-legista do Departamento de investigadores de morte suspeita do Município de Kern. Ele se formou na Escola de São Francisco de Ciência Mortuária. Davis contou ter visto vítimas de acidentes de carro, suicídios, e vitimas de abuso sexual e pessoas conhecidas, com quem ele chegou a manter contato um dia antes da morte. Todas essas experiências o deixaram traumatizado, fazendo com que o vocalista tivesse pesadelos frequentes e isso influenciasse suas letras. Um exemplo é a música "Pretty", do álbum Follow the Leader, que fala sobre uma jovem vítima de incesto.

Nenhum comentário: