quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aerosmith fecha Monsters of Rock com baixa na formação

*Matéria originalmente publicada no Yahoo! OMG.


Atração principal do festival Monsters of Rock, o Aerosmith fechará o evento no domingo, dia 20, com uma baixa na formação: o baixista Tom Hamilton passou mal e está fora da turnê sul-americana da banda. Integrante fundador do grupo, Hamilton voltou para os Estados Unidos e será substituído por David Hull, músico que acompanha o guitarrista Joe Perry em seu projeto solo.

Não é a primeira vez que Hamilton se ausenta do Aerosmith por problemas de saúde: em abril deste ano, o músico foi internado com uma infecção pulmonar e em 2006, o baixista se afastou da banda para se tratar de um câncer na garganta. Nas duas ocasiões, David Hull assumiu seu lugar no grupo.

A ausência de um de seus membros fundadores não deve ser um grande empecilho para o show de domingo. O Aerosmith está acostumado a provações; ao longo de mais de 40 anos de carreira, o grupo passou por vários percalços, sendo o mais notório de todos os problemas com drogas. O cantor Steven Tyler e Joe Perry abusavam tanto de substância ilícitas nos anos 70 que eles se autodenominavam os Toxic Twins, ou "gêmeos tóxicos" - em referência a Mick Jagger e Keith Richards dos Rolling Stones que eram conhecidos como os "Glimmer Twins" ou "gêmeos do brilho". Com um grande histórico de passagens por clínicas de reabilitação, desentendimentos internos, algumas saídas (e retornos) de integrantes e acidentes no palco, não seria exagero dizer que após uma guerra nuclear, os únicos sobreviventes no planeta seriam Keith Richards, as baratas e o Aerosmith.



O grupo surgiu em Boston, Massachusetts, da junção de duas bandas: Chain Reaction, do vocalista Steven Tyler, e Jam Band, do guitarrista Joe Perry e do baixista Tom Hamilton. Em 1970, Perry, Hamilton e Tyler juntaram-se ao baterista Joey Kramer e ao guitarrista Ray Tabano e formaram o Aerosmith. Em 1971, Tabano foi substituído por Brad Whitford, e a banda começou a atrair seguidores em sua cidade natal, após os discos Aerosmith e Get Your Wings. Mas foi somente em 1975, com o lançamento de Toys in the Attic, que o Aerosmith conquistou prestígio internacional. Apresentando uma mistura de heavy metal, hard rock e toques de punk, o álbum trazia o clássico "Walk This Way" e o hit "Sweet Emotion".
O estouro comercial da banda acabou resultando em turnês cada vez mais exaustivas, conflitos internos e abuso de drogas. Em meio aos excessos, Perry e Whitford abandonaram o grupo em 1979 e 1981, respectivamente, sendo substituídos por Jimmy Crespo e Rick Dufay. Com a saída de dois de seus membros fundadores, a banda não conseguiu criar material memorável entre 1980 e 1984, lançado somente um álbum, Rock in a Hard Place, que não obteve o mesmo sucesso que os discos anteriores.

Com o retorno de Perry e Whitford em 1984, a banda só foi conseguir reconquistar o nível de popularidade alcançado na década de 70 em 1986, com o lançamento do segundo álbum ao vivo do grupo, Classics Live! Vol. 1, ao mesmo tempo em que Steven e Joe apareceram no bem sucedido cover dos rappers do Run-D.M.C. de "Walk This Way". Combinando rock n' roll e rap, a versão se tornou um sucesso instantâneo e marcou o início do regresso do Aerosmith à boa forma.

Em 1987, o disco Permanent Vacation trouxe hits como "Dude (Looks Like a Lady)", "Rag Doll" e "Angel", colocando o Aerosmith nas paradas americanas novamente. Confirmando o bom momento do grupo, o álbum Pump, de 1989, fez a banda entrar na década de 1990 com força total, apresentando seu primeiro auge de popularidade com os singles "Janie's Got a Gun" (que vence o primeiro Grammy para o grupo), "What It Takes" e "Love in an Elevator".

Get a Grip veio em 1993 e também foim sucesso de vendas. Singles como "Livin' On The Edge" (que vence o segundo Grammy da banda), "Eat The Rich", e as baladas "Cryin'" e "Crazy" (vencedora do seu terceiro Grammy), o Aerosmith explode na década de 1990 - em parte pelo sucesso de seus clipes estrelados pela atriz novata Alicia Silverstone e a filha de Steven, Liv Tyler. Foi colhendo os louros deste período que a banda fez sua estreia em palcos brasileiros, em 1994, no Hollywood Rock, festival que passou por Rio de Janeiro e São Paulo.

Nine Lives, de 1997, foi um álbum marcado por inúmeros problemas internos, como a demissão do produtor Tim Collins. Mesmo assim, o registro alcançou o topo das paradas e vendeu três milhões de cópias, com singles de sucesso como "Falling In Love (Is Hard On The Knees)", "Hole in My Soul" e "Pink" (que vence o quarto Grammy do grupo). Em 1999, a banda finalmente alcançar o primeiro lugar da Billboard, com a trilha sonora do filme Armageddon, "I Don't Want To Miss A Thing" (escrita por Diane Warren).

Em 2001 vem Just Push Play, que apesar de ser considerado um disco fraco até mesmo pelo próprio Joe Perry, trouxe o hit "Jaded". Honkin' on Bobo, de 2004, promoveu um retorno do Aerosmith às origens blues da banda, trazendo 11 covers e apenas uma faixa própria. Após a turnê de divulgação desse disco, Perry entrou em excursão com seu projeto solo e uma nova excursão do Aerosmith teve de ser cancelada por conta de uma cirurgia na garganta de Steven Tyler.

O grupo tinha planos de entrar em estúdio para gravar um novo disco em 2008, mas o grande número de shows de uma nova turnê cancelou os planos. A opção por mais shows se mostrou como uma decisão equivocada, visto que os integrantes passaram por vários problemas de saúde neste período. Brad Whitford ficou fora de sete dias da turnê para se recuperar de um ferimento na cabeça e Steven Tyler machucou a perna em um show em Connecticut. Quando a banda retornou aos shows, Hamilton teve de se afastar, a fim de se recuperar de uma cirurgia. Em agosto de 2009, Tyler se machucou novamente, depois de cair do palco durante uma apresentação.

Como se não bastassem os acidentes na turnê para atrasar o curso normal das atividades do Aerosmith, Steven Tyler demonstrou interesse em concentrar suas energias em uma carreira solo e no lançamento de sua autobiografia, "O Barulho Na Minha Cabeça Te Incomoda?". Neste período, Joe Perry chegou a dar declarações de que a banda estava procurando um novo vocalista. Porém, durante um show de seu projeto solo, Tyler subiu ao palco para tocar "Walk This Way" com o guitarrista e disse à plateia que não estava deixando o Aerosmith. Depois do envolvimento de alguns advogados, a banda voltou aos palcos para algumas apresentações. Mas em 2010, surgiu uma nova discussão: Steven Tyler assumiu o cargo de jurado do reality show American Idol, deixando o Aerosmith mais uma vez em segundo plano.

Apesar dos compromissos com o programa, o Aerosmith agendou novas turnês em 2011, passando novamente pelo Brasil. Após duas temporadas como jurado do American Idol, Tyler divulgou sua saída do programa, alegando que era hora de se dedicar ao que ele descreveu como seu "primeiro amor" e de "trazer o rock de volta". Após mais uma turnê, o Aerosmith anunciou a gravação de um novo álbum: Music From Another Dimension!, lançado somente no final de 2012.


Aerosmith
Formação da banda: Steven Tyler (vocais, gaita, piano, percussão), Joe Perry (guitarra, backing vocals), Tom Hamilton (baixo), Joey Kramer (bateria), Brad Whitford (guitarra).

Discografia: Aerosmith (1973), Get Your Wings (1974), Toys in the Attic (1975), Rocks (1976), Draw the Line (1977), Night in the Ruts (1979), Rock in a Hard Place (1982), Done with Mirrors (1985), Permanent Vacation (1987), Pump (1989), Get a Grip (1993), Nine Lives (1997), Just Push Play (2001), Honkin' on Bobo (2004), Music from Another Dimension! (2012).

Curiosidade:
A atriz Liv Tyler só descobriu que era filha de Steven Tyler muitos anos depois; ela sempre achou que seu pai era o cantor e compositor Todd Rundgren. A mãe de Liv era Bebe Buell, uma das mais famosas groupies da história, conhecida por ter saído um número considerável de estrelas do rock. A banda de rock alternativo Lemonheads fez a música "C'Mon Daddy" abordando essa história.

Nenhum comentário: